otite – Eliézia Helena de Lima Alvarenga https://www.eliezia.com.br Site da médica otorrinolaringologista Eliézia Helena de Lima Alvarenga. Ela atende nos hospitais Samaritano, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Albert Einstein, e em seu consultório particular, em São Paulo (SP) Thu, 09 Jan 2014 11:23:44 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.7 Cuidados com a dor de ouvido durante o verão https://www.eliezia.com.br/dicas-medicas/cuidados-com-a-dor-de-ouvido-durante-o-verao https://www.eliezia.com.br/dicas-medicas/cuidados-com-a-dor-de-ouvido-durante-o-verao#respond Mon, 30 Dec 2013 14:56:13 +0000 http://www.eliezia.com.br/site/?p=95 Os dias quentes e ensolarados do verão estimulam as idas às praias e piscinas de clubes e condomínios. Mas o excesso de exposição da orelha a água pode trazer alguns inconvenientes, como inflamações e infecções de ouvido.

A otite externa é uma doença que acomete a pele do canal auditivo externo, dando a sensação de ouvido tampado, desconforto e dor. Nem sempre há infecção (bactérias e fungos), mas a inflamação pode predispor uma infecção secundária e requerer tratamento específico. A otite externa quando diagnosticada o seu tratamento é simples, por meio de anti-inflamatórios, gotas tópicas e as vezes há necessidade de antibioticoterapia. E deve evitar a exposição a água e anipulação das orelhas.

Prevenção

Como nadar em piscinas e mares é um fator importante no desenvolvimento da doença, é aconselhável evitar a grande exposição da orelha à água. Outra dica importante é que antes do verão, a pessoa deve procurar um especialista, médico otorrinolaringologista, para uma avaliação completa e na presença das rolhas de ceras estas serão removidas, pois predispõe a retenção de água dentro das orelhas e favorece a manipulação das orelhas, e aumenta assim o risco de apresentar a otite externa.

Dicas e orientações

Algumas dicas são importantes para evitar a dor de ouvido:

  • Evite a entrada de água nas orelhas;
  • Não manipule as orelhas com hastes de algodão flexíveis;
  • Procure atendimento médico sempre que estiver com dor de ouvido e não faça automedicação

 

[Material elaborado pela Dra. Eliézia Alvarenga para o News Hospital Samaritano]

]]>
https://www.eliezia.com.br/dicas-medicas/cuidados-com-a-dor-de-ouvido-durante-o-verao/feed 0
Revista Shape, setembro de 2011 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/revista-shape-setembro-de-2011 https://www.eliezia.com.br/entrevistas/revista-shape-setembro-de-2011#respond Tue, 06 Sep 2011 13:57:59 +0000 http://www.eliezia.com.br/site/?p=185 Entrevista realizada para a revista Shape, em setembro de 2011. Veja abaixo a transcrição completa:

As alergias respiratórias aumentam durante o verão? Por quê?

As alergias respiratórias são piores durante outono-inverno não no verão, pela maior incidência de infecções de vias aéreas superiores, pelas maiores inversões de temperatura, e temperatura baixa, como também pela queda da umidade. No verão o que piora a alergia respiratória é o uso abusivo de ar condicionado, piscinas cloradas, e as pessoas se movimentam em direção as cidades litorâneas, muitas casas ficam fechadas um longo período-higiene ambientais muitas vezes precárias, pouco ventiladas e com a umidade favorecem a presença de ácaros e fungos que desencadeiam as crises de alergia. Além da exposição ao choque térmico.

O clima seco é um dos principais fatores para esse quadro?

O clima seco favorece a descompensarão dos quadros alérgicos, como também favorece as infecções de vias aéreas superiores.

Quais os sinais que indicam este tipo de alergia?

A alergia respiratória pode cursar como rinite alérgica- obstrução nasal, espirros em salvas, prurido nasal e coriza, as x acompanhada de tosse e crises de bronquite e asma (falta de ar, chiado no peito

Como tratar?

O mais importante é a higiene ambiental, afastar a poeira, bichinhos de pelucia, ter menos objetos principalmente no quarto a fim de diminuir o acumulo de poeira, lavagem nasal com solução fisiológica, vaporização e umidificarão, como também a ventilação. Fazer um bom acompanhamento médico com especialista- otorrinolaringologista, pneumologista, e alergista

Adultos e crianças sofrem com este tipo de alergia?

A alergia pode acometer a todos em qualquer faixa etária

Possível preveni-la? Como?

O mais importante é a higiene ambiental, afastar a poeira, bichinhos de pelúcia, ter menos objetos principalmente no quarto a fim de diminuir o acumulo de poeira, lavagem nasal com solução fisiológica, vaporização e umidificação, como também a ventilação. Fazer um bom acompanhamento médico com especialista- otorrinolaringologista, pneumologista, e alergista

Durante o verão é importante redobrar a atenção com nariz e garganta?

Nesta época o que favorece é a exposição ao choque térmico- corpo quente e abuso de gelado, não que o gelado faça mal o que faz mal é o choque térmico.

Quais dicas para manter nariz e garganta saudáveis neste período?

Evitar choque térmico. O nariz muitas vezes piora no verão pela exposição aumentada ao cloro de piscina, a maioria das pessoas retoma os banhos e aulas de natação, e as piscinas que recebem tratamento a base do cloro favorecem uma rinite irritativa e dai muitas vezes a obstrução nasal. Que também favorece as faringite pela respiração bucal secundária a obstrução nasal.

É verdade que durante o verão aumentam os casos de otite? Por quê?

Sim, é os casos de otite externa que é o comprometimento da pele do meato acústico externo, pela exposição aumentada a água, que muitas vezes desencadeia uma manipulação aumentada das orelhas por hastes de algodão e a soma destes fatores geralmente desencadeia a otite externa (dor, sensação de ouvidos tampados) e as crianças sofrem mais que os adultos principalmente porque começado o quadro clínico deveriam se afastar da água, mas isto só acontece muitas vezes quando a dor é insuportável e quando acaba as férias.

Quais os sinais deste tipo de infecção?

Principalmente dor, e sensação de ouvidos tampados.

Crianças podem sofrer mais com este problema?

As crianças sofrem mais que os adultos principalmente porque começado o quadro clínico deveriam se afastar da água, mas isto só acontece muitas vezes quando a dor é insuportável e quando acaba as férias.

Qual o tratamento indicado?

Muito comum as pessoas terem rolhas de ceras nas orelhas o que também favorece a retenção de água nos banhos de imersão (piscinas) seria interessante antes do verão procurar um otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de remoção de cerume, não abusar dos banhos de piscinas e mar, nao manipular as orelhas com hastes de algodão, frente a qualquer desconforto evitar águas nas orelhas e procurar um especialistas antes que piore os sintomas.

É possível evitar a otite?

Sim, muito comum as pessoas terem rolhas de ceras nas orelhas o que também favorece a retenção de água nos banhos de imersão (piscinas) seria interessante antes do verão procurar um otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de remoção de cerume, não abusar dos banhos de piscinas e mar, não manipular as orelhas com hastes de algodão, frente a qualquer desconforto evitar águas nas orelhas e procurar um especialistas antes que piore os sintomas.

Quais medidas são necessárias durante o verão para evitar este tipo de infecção?

Muito comum as pessoas terem rolhas de ceras nas orelhas o que também favorece a retenção de água nos banhos de imersão (piscinas) seria interessante antes de o verão procurar um otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de remoção de cerume, não abusar dos banhos de piscinas e mar, não manipular as orelhas com hastes de algodão, frente a qualquer desconforto evitar águas nas orelhas e procurar um especialistas antes que piore os sintomas.

]]>
https://www.eliezia.com.br/entrevistas/revista-shape-setembro-de-2011/feed 0