Artigo feito em parceria com Giovana Piovesan Dall‘Oglio e Elisa Gomes Vieira para a revista Pneumologia Paulista (Vol. 29, No.2/2016)
Resumo: Disfagia orofaríngea ( DO ) pode causar complicações severas e frequentemente não é detectada, explorada ou tratada.O uso da avaliação objetiva nos pacientes com disfagia, aumenta a acurácia diagnóstica e terapêutica nestes pacientes, que apresentam séria ameaça à vida e risco de morte por pneumonia aspirativa.
Há uma grande confusão de terminologia entre quem solicita a avaliação de deglutição, e tentaremos esclarecer estas diferenças.A videofluoroscopia ( VFD ) e a videoendoscopia da deglutição ( VED ) são considerados os padrões ouro da avaliação de disfagia, havendo uma necessidade de padronização em relação a terminologia e protocolo de avaliação clínica. A VFD é um exame radiológico e a VED um exame endoscópico.
Sendo assim, ainda há necessidade de elaboração de trabalhos prospectivos, com rigor metodológico entre diferentes grupos de pacientes com disfagia.