Entrevista realizada para a revista Shape, para a edição do dia 25 fevereiro de 2011. Veja abaixo a transcrição completa:
O que é o mofo?
O mofo é uma colonização de fungos da espécie Penicillium notatum, cujo crescimento é favorecido nos ambientes com alta umidade, baixa luminosidade e acúmulo de pó, dando o aspecto visual de bolor- manchas acinzentadas, enegrecidas, fáceis de serem removidas.
De que forma ele prejudica a saúde?
O mofo é considerado alergênico para a via respiratória, além de facilitar a proliferação de ácaros podendo desencadear o surgimento de crise de rinite alérgica, às vezes associada a rinossinusite e também a crise de broncoespasmo (asma /bronquite)
Quais as suas dicas para se livrar dele?
Corrija os fatores que possam favorecer a umidade do ambiente, como vazamentos. Areje bem o ambiente, para diminuir a umidade e aumentar a luminosidade. Esta umidade que favorece o crescimento do mofo. Boa higiene ambiental também inibe o seu aparecimento e crescimento.
O vinagre pode ajudar de alguma forma?
Para controlar o mofo, nao utilize pastilhas antimofo por serem irritantes do aparelho respiratório, procure aplicar substâncias antifungicas nos locais em que costuma observar o aparecimento de mofo, por exemplo, vinagre branco diluído em água (1:1) ou ácido fênico a 10% ou merthiolate incolor diluído em água (1:4).
E desumidificador? Tintas específicas?
Caso haja muita umidade o desumidificador poderá ser aconselhado principalmente no quarto, que é o local onde a pessoa passa a maior parte do tempo. Não substituindo a ventilação. Outro fator relevante são os ambientes com ar condicionado cujo sistema de manutenção e ventilação são inadequados. O mais importante não é a tinta utilizada, mas a impermeabilização perfeita.
Clique para baixar o PDF da revista