Entrevista realizada para a revista Shape, em setembro de 2011. Veja abaixo a transcrição completa:
As alergias respiratórias aumentam durante o verão? Por quê?
As alergias respiratórias são piores durante outono-inverno não no verão, pela maior incidência de infecções de vias aéreas superiores, pelas maiores inversões de temperatura, e temperatura baixa, como também pela queda da umidade. No verão o que piora a alergia respiratória é o uso abusivo de ar condicionado, piscinas cloradas, e as pessoas se movimentam em direção as cidades litorâneas, muitas casas ficam fechadas um longo período-higiene ambientais muitas vezes precárias, pouco ventiladas e com a umidade favorecem a presença de ácaros e fungos que desencadeiam as crises de alergia. Além da exposição ao choque térmico.
O clima seco é um dos principais fatores para esse quadro?
O clima seco favorece a descompensarão dos quadros alérgicos, como também favorece as infecções de vias aéreas superiores.
Quais os sinais que indicam este tipo de alergia?
A alergia respiratória pode cursar como rinite alérgica- obstrução nasal, espirros em salvas, prurido nasal e coriza, as x acompanhada de tosse e crises de bronquite e asma (falta de ar, chiado no peito
Como tratar?
O mais importante é a higiene ambiental, afastar a poeira, bichinhos de pelucia, ter menos objetos principalmente no quarto a fim de diminuir o acumulo de poeira, lavagem nasal com solução fisiológica, vaporização e umidificarão, como também a ventilação. Fazer um bom acompanhamento médico com especialista- otorrinolaringologista, pneumologista, e alergista
Adultos e crianças sofrem com este tipo de alergia?
A alergia pode acometer a todos em qualquer faixa etária
Possível preveni-la? Como?
O mais importante é a higiene ambiental, afastar a poeira, bichinhos de pelúcia, ter menos objetos principalmente no quarto a fim de diminuir o acumulo de poeira, lavagem nasal com solução fisiológica, vaporização e umidificação, como também a ventilação. Fazer um bom acompanhamento médico com especialista- otorrinolaringologista, pneumologista, e alergista
Durante o verão é importante redobrar a atenção com nariz e garganta?
Nesta época o que favorece é a exposição ao choque térmico- corpo quente e abuso de gelado, não que o gelado faça mal o que faz mal é o choque térmico.
Quais dicas para manter nariz e garganta saudáveis neste período?
Evitar choque térmico. O nariz muitas vezes piora no verão pela exposição aumentada ao cloro de piscina, a maioria das pessoas retoma os banhos e aulas de natação, e as piscinas que recebem tratamento a base do cloro favorecem uma rinite irritativa e dai muitas vezes a obstrução nasal. Que também favorece as faringite pela respiração bucal secundária a obstrução nasal.
É verdade que durante o verão aumentam os casos de otite? Por quê?
Sim, é os casos de otite externa que é o comprometimento da pele do meato acústico externo, pela exposição aumentada a água, que muitas vezes desencadeia uma manipulação aumentada das orelhas por hastes de algodão e a soma destes fatores geralmente desencadeia a otite externa (dor, sensação de ouvidos tampados) e as crianças sofrem mais que os adultos principalmente porque começado o quadro clínico deveriam se afastar da água, mas isto só acontece muitas vezes quando a dor é insuportável e quando acaba as férias.
Quais os sinais deste tipo de infecção?
Principalmente dor, e sensação de ouvidos tampados.
Crianças podem sofrer mais com este problema?
As crianças sofrem mais que os adultos principalmente porque começado o quadro clínico deveriam se afastar da água, mas isto só acontece muitas vezes quando a dor é insuportável e quando acaba as férias.
Qual o tratamento indicado?
Muito comum as pessoas terem rolhas de ceras nas orelhas o que também favorece a retenção de água nos banhos de imersão (piscinas) seria interessante antes do verão procurar um otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de remoção de cerume, não abusar dos banhos de piscinas e mar, nao manipular as orelhas com hastes de algodão, frente a qualquer desconforto evitar águas nas orelhas e procurar um especialistas antes que piore os sintomas.
É possível evitar a otite?
Sim, muito comum as pessoas terem rolhas de ceras nas orelhas o que também favorece a retenção de água nos banhos de imersão (piscinas) seria interessante antes do verão procurar um otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de remoção de cerume, não abusar dos banhos de piscinas e mar, não manipular as orelhas com hastes de algodão, frente a qualquer desconforto evitar águas nas orelhas e procurar um especialistas antes que piore os sintomas.
Quais medidas são necessárias durante o verão para evitar este tipo de infecção?
Muito comum as pessoas terem rolhas de ceras nas orelhas o que também favorece a retenção de água nos banhos de imersão (piscinas) seria interessante antes de o verão procurar um otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de remoção de cerume, não abusar dos banhos de piscinas e mar, não manipular as orelhas com hastes de algodão, frente a qualquer desconforto evitar águas nas orelhas e procurar um especialistas antes que piore os sintomas.